[Resenha] A Vida Como Ela Era by Suzan Beth Pfeffer


“Quando Miranda começa a escrever um diário, sua vida é como a de qualquer adolescente de 16 anos: família, amigos, garotos e escola. Suas principais preocupações são os trabalhos extras que os professores passaram – tudo por causa de um meteoro que está a caminho da Lua. Ela não entende a importância do acontecimento; afinal, os cientistas afirmam que a colisão será pequena. O que Miranda não sabe é que os cientistas estão muito enganados... Para surpresa de todos, o impacto da colisão é bem maior do que o esperado, e isso altera de modo catastrófico o clima do planeta. Terremotos assolam os continentes, tsunamis arrasam os litorais e vulcões entram em erupção. Em 24 horas, milhões de pessoas estão mortas e, com a Lua fora de órbita, muitas outras mortes são previstas. Miranda e sua família precisam, então, lutar pela sobrevivência em um mundo devastado, onde até a água se torna artigo de luxo. Através do diário da adolescente, A vida como ela era nos conduz por uma emocionante história de persistência, ensinando-nos que, mesmo diante de tempos assustadores e imprevisíveis, o recurso mais importante de todos – aquele que jamais deve ser extinto – é a esperança.”

Gênero: Distopia | 378 Páginas
Autora: Susan Beth Pfeffer | Skoob
Editora Bertrand Brasil | Compare & Compre
Classificação: 4 Estrelas

Eu sempre adorei ler história distópicas, que se ambientam num futuro onde o caos reina pela Terra, onde a tecnologia já avançou o seu máximo e, também aquelas onde o governo é opressor e totalitário, nos fazendo questionar atos e situações que se não forem mudadas poderão acarretar em um futuro sombrio, assim como nos livros, para pós. Em A Vida Como Ela Era somos apresentadas a um mundo que repentinamente muda devido a colisão de um meteoro com a lua que acaba tirando-a do lugar, modificando desta forma todo o ecossistema da Terra e, consequentemente, a vida da população mundial.

Desta forma acompanhamos o cotidiano de Miranda, uma garota comum cuja única preocupação são os inúmeros trabalhos sobre a colisão deste meteoro com a Lua repassados por seus professores, e através dos relatos de seu diário vemos como este impacto altera a vida das pessoas. O fato é que esta colisão foi muito mais forte do que os estudiosos previram e a órbita da lua é alterada, fazendo com que todo o ecossistema da Terra se altere também: as marés começam a subir, ondas gigantes assolam as cidades costeiras, vulcões há muito adormecidos começam a entrar em erupção e o clima desestabiliza completamente, trazendo um inverno extremamente rigoroso.


As pessoas começam a estocar alimentos, água e gasolina o quanto podem, casas passam a ser saqueadas e não existe mais solidariedade entre vizinhos, o que importa agora é manter a si e a sua família seguros, até que as coisas voltem a normalizar. Enquanto isso o medo invade os ambientes, o medo do amanhã e do que pode vir a acontecer, o medo de doenças começarem a proliferar e da comida acabar, e as únicas opções são tentar manter a fé de que as autoridades encontrem uma solução e lutar pela sua sobrevivência.

Miranda e sua família fazem de tudo para manter-se, estão sozinhos, mas lutando diariamente para sobreviver, aprendendo a conviver com suas diferenças e a respeitar mais um ao outro, além de reforçar seus laços familiares e a importância que cada um tem na vida do outro. Algumas vezes Miranda age como uma garota pentelha e irritante, que pensa somente no seu bem, reclamando toda hora da falta de privacidade, por exemplo, entretanto devido a sua idade e a como sua vida muda drasticamente achei seu comportamento plausível e gostei de seu amadurecimento no decorrer da trama.

Aqui temos o primeiro capítulo que introduz uma nova ordem na Terra a partir de um desastre natural, e confesso que estou muito curiosa para ler os demais livros e saber como a humanidade se reinventará e sobreviverá, reerguendo suas cidades e suas vidas. Vi que o próximo livro contará a história a partir do ponto de vista de outro personagem, de outra família, e achei isso muito interessante, pois nos permitirá ter uma visão do que está acontecendo em várias partes do mundo. A narrativa da autora é leve e fluida, as páginas passam sem nem ao menos percebermos e o mais bacana do livro é perceber que algo deste gênero e magnitude poderia sim acontecer conosco a qualquer momento, nos fazendo refletir sobre aspectos como o meio ambiente e o que estamos fazendo com ele e, principalmente, se estamos dando o devido valor a nossa família e amigos, as pessoas mais próximas e importantes da nossa vida.

A Série



A Vida Como Ela Era é o primeiro volume da série Os Últimos Sobreviventes, o segundo volume denominado Os Vivos e os Mortos já está disponível no Brasil, ainda não há previsão para o lançamento dos dois últimos livros por aqui.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário

  1. Oi, May. Eu tenho sérios problemas com distopias, são raras as que realmente gosto. Eu tenho que começar a ler despretensiosamente e só assim para eu acabar gostando do livro. Que bom que tenha gostado desse volume, espero que os outros sejam ótimos!
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes