Mulheres Fortes da literatura

Fonte da Imagem.
Hoje é um dia muito especial, afinal é o NOSSO dia! E quero parabenizar a todas nós mulheres, pois somos fortes guerreiras, batalhadoras e lutamos para conquistar os nossos sonhos, que continuemos assim, pois ainda temos muito a conquistar nesse mundão. E no clima desta data marcante para todas nós, hoje eu trago 5 mulheres da literatura que são exemplo de força e coragem, mulheres que conquistaram meu coração e que eu acredito que toda nós deveríamos conhecer, bora conferir?


Marcelline Noirot



Sedução da Seda foi o último livro que li, e fiquei completamente apaixonada pela Marcelline, uma modista que luta com unhas e dentes para conquistar o seu lugar entre a nobreza inglesa e ver seu ateliê fazendo sucesso. Ela é uma personagem muito forte e determinada, uma personagem atemporal, pois retrata a vida de nós mulheres em pleno século XXI, mesmo se passando no século XIX. Para mim este livro veio na hora perfeita, afinal a luta de Marcelline pelo seu lugar ao sol, é a nossa luta diariamente, pois mesmo depois de muita coisa ter mudado e da mulher ter conquistado muitos direitos, ainda temos que lutar contra o preconceito, contra o machismo e contra as desigualdades simplesmente pelo fato de sermos mulheres. Então sim, somos todas Marcelline: fortes, corajosas, guerreiras, bonitas, sedutoras, que lutam pelo seu sustento, pela sua família e por seu amor.

Kathelyn Stanwell


Do livro A Promessa da Rosa, é outra personagem que eu amo e que me conquistou completamente com sua força e coragem. Kathelyn é uma mocinha geniosa, que desde pequena desafiava as rígidas regras da sociedade do século XIX, e por esta razão ela sofreu e pagou caro pelas suas escolhas impensadas, por querer ser livre, casar por amor e definir o seu próprio futuro. E para as mulheres do século XIX era assim mesmo, ou seguiam as regras impostas pela sociedade, ou pagavam por serem diferentes. E na jornada desta personagem sofremos horrores com tudo o que acontece a ela, até que finalmente ela encontre seu final feliz. Mas sua jornada árdua e dolorosa nos ensina muito, Kathelyn também é uma personagem atemporal, pois muitos dos obstáculos que ela passara as mulheres enfrentam ainda hoje, e sua força, garra e coragem são inspirações para nós leitoras, pois devemos sempre lutar com afinco por aquilo que sonhamos, mesmo que o outro não aceite.

Feyre


As protagonistas femininas criadas pela Sarah J. Mass são sempre extremamente fortes, eu poderia criar uma lista somente com elas tão maravilhosas, diferentes e únicas que são. Entretanto hoje eu trago Feyre de Corte de Névoa e Fúria como foco, pois é uma personagem forte e que durante o desenvolver dos livros da Série ACOTAR cresce, e cresce muito. De início uma garota pobre, batalhadora que lutava diariamente pelo sustento do pai e das irmãs mais velhas. Ao ser levada para a corte feérica, sua transformação começa. Uma vez dentro deste universo tão desconhecido para ela, ela amadurece, aprende, passa por inúmeras provações e por fim uma definitiva transformação, somente para depois nos surpreender mais ainda com sua força e garra, ela se torna poderosa, dona de si, que lutará até o fim por aqueles que ama, será leal aos amigos, e não deixará que ninguém a prenda ou prive de seu bem mais precioso: a liberdade. Na história de Feyre temos dor, tristeza, miséria, mas temos também superação, encontro de si mesma, a liberdade de amar sem barreiras, e mesmo sendo uma história de fantasia aqui falamos sobre relacionamentos abusivos – mesmo de forma singela. Feyre tem muito a nos ensinar, e recomendo demais esta trilogia.

Katniss Everdeen


A nossa eterna Garota em Chamas, protagonista da trilogia que ganhou o mundo: Jogos Vorazes. Katniss sem dúvida representa muita força e coragem, uma garota determinada que luta pelo sustento da família, que protege a mãe e a irmã e em nome do seu amor por Prim, se voluntaria no lugar dela para os Jogos Vorazes. E uma vez dentro deste jogo Katniss revoluciona todo um país com sua coragem de ir contra a sociedade e lutar pelos seus ideias e pelo bem de sua família. Um exemplo de força, garra e superação.

Hermione Granger


Esta personagem famosíssima também é inspiração para muitas meninas e mulheres do mundo todo, pois enfrentou preconceitos dentro do universo bruxo, superou desafios, mostrou que ser a mais inteligente da turma é motivo de orgulho e não de vergonha, pois sem conhecimento não temos futuro. Hermione encantou com sua coragem, força, honra, inteligência e determinação, sendo modelo para todas nós de que independente de classe ou crença nós podemos conquistar tudo o que quisermos se tivermos coragem para lutar por isso.


E estas são minhas 5 escolhas de hoje. Sei que há inúmeras outras em meio a tantos livros, mas foram as que me marcaram mais, e antes que digam que está faltando Jane Eyre e tantas outras mulheres forte dos nossos clássicos, reforço que como não li nenhuma obra clássica ainda (fato que pretendo mudar em breve) não poderia falar delas com mérito. Existem inúmeros exemplos de mulheres fortes por aí, nos livros, em casa no trabalho... Pois somos todas guerreiras, por isso mais uma vez: FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER, PARABÉNS PELO NOSSO DIA!

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes