[Resenha] Sociedade da Rosa by Marie Lu



“Nome em ascensão na literatura young adult, Marie Lu conquistou seu lugar nas listas dos mais vendidos dos EUA com as séries Legend e Jovens de Elite, ambas com direitos de adaptação para o cinema adquiridos por grandes estúdios. Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos —, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica.”

Gênero: Fantasia | 336 Páginas 
Autora: Marie Lu | Compare & Compre
Classificação 4 Estrelas

Pode conter spoilers do primeiro livro.

Adelina volta em mais um episódio de uma saga completamente envolvente e diferente de tudo o que estamos acostumados a ler. Marie Lu nos apresenta a história de uma vilã, que retorna com desejo de vingança e poder, mais poderosa do que nunca e com um coração partido pronto para ceder ao medo e a escuridão que alimentam seu poder de criar ilusões tornando-a ainda mais letal e perigosa.
"O desespero desperta a escuridão em todos - disse o homem, dando de ombros."
A trama de Sociedade da Rosa está mais sombria ainda do que em Jovens de Elite, aqui Adelina sai de Kenettra e parte em busca de novos aliados malfetos para se aliarem a ela em uma nova sociedade, A Sociedade da Rosa, que tentará libertar os malfetos que vivem em campos de refugiados coagidos por Teren, o líder dos Inquisidores e amante da rainha, e tomar o poder do reino para si. Ao mesmo tempo em que acompanhamos Adelina nesta jornada em busca de aliados, temos a Sociedade dos Punhais que, após perder seu líder, busca apoio da rainha Maeve com o mesmo objetivo de libertar malfetos e o reino de Kenettra para si. Duas forças, duas mulheres fortes e poderosas que, inevitavelmente baterão de frente para conquistar seu objetivo, cada uma com suas motivações e cada uma disposta a tudo para conquistar tal feito – mesmo que para isso tenham que ultrapassa tênue linha entre o certo e errado, o bem e o mal.

Confesso que a leitura desta sequência foi um pouco mais lenta do que o volume anterior, entretanto nem por isso foi menos interessante e instigante, pois Marie Lu sabe como prender o leitor e Adelina cativa com seu carisma, com sua loucura e sede de poder. Nossa protagonista está cada dia mais poderosa e sombria, e cada atitude que dá na busca por poder e vingança é um passo além da linha que divide o certo e o errado. Trata-se de um caminho sem volta e ela encontra-se cada vez mais perdida entre o certo e a errado entre a realidade e as ilusões. Adelina é uma personagem extremamente complexa e nos deixa divididos entre o certo e errado também, pois conhecendo sua história e tudo o que passou conseguimos compreender suas atitudes, entendemos que muitas vezes ela mesma não consegue se controlar, ou controlar o seu poder, entretanto mesmo torcendo por ela e entendendo seus motivos e suas escolhas vemos que o caminho que ela está trilhando é um caminho sem volta, conseguimos ver claramente seus erros e o quanto ela já está imersa em escuridão, um caminho que pode ser sem volta.
"E se a consequência de deixar minha raiva desenfreada, de forçar tanto minhas ilusões a ponto de matar, for alimentar minha energia a ponto de ela ir além do que posso controlar?"
Aqui outras personagens são inseridas, e que terão papel fundamental no grande desfecho da trilogia no próximo volume: Magiano, um malfeto famoso e que emana luz de dentro de si, controla seus poderes devido a sua grande ambição entrará nesta aventura ao lado de Adelina; temos a rainha Maeve que tem o poder de ressuscitar os mortos, ela fará de tudo para conquistar seus objetivos e defender aqueles que ama; e temos mais destaque para Violetta, a irmã de Adelina, que será a Âncora da nossa protagonista em seus momentos mais sombrios, entretanto mesmo com amor e devoção pode não ser capaz de salvar sua irã da escuridão. Ao final do livro, Violetta faz uma descoberta incrível e que muda totalmente o rumo e as expectativas para o que o próximo volume nos reserva, nos fazendo temer o que está por vir, principalmente por nossa protagonista Adelina.

Em suma, Jovens de Elite é uma trilogia maravilhosa, sombria, surpreendente e diferente, pois traz a história de uma vilã e reafirma o que no fundo já estamos cansados de saber: todos temos o bem e o mal dentro de nós, fazemos a escolha entre certo e errado todos os dias e a todo momento, e nem mesmo o mais bem-intencionado consegue se manter sem sujar as mãos na incessante busca por poder. Definitivamente uma obra que vale a pena.

Sobre a Série


Sociedade da Rosa é o segundo volume da trilogia Jovens de Elite lançados no brasil pela Editora Rocco. O terceiro, e último volume, ainda não tem previsão de lançamento por aqui.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário

  1. Oi Mayara, eu não li a resenha para não correr o risco de levar algum spoiler. Eu ainda não conheço o trabalho da Marie Lu mas só ouço maravilhas sobre os livros dela, e pretendo ler esses livros.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes