[Resenha] Silêncio by Richelle Mead



“Um romance de fantasia e aventura da mesma autora de Vampire Academy. Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas. Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.”

Gênero: Fantasia, Jovem Adulto | Skoob
Autora: Richelle Mead  | 280 Páginas
Editora: Galera Record | Compare & Compre
Classificação: 4 estrelas

Mais uma vez Richelle Mead me surpreendeu com uma história de fantasia fluida que traz aventura, romance e uma personagem forte e determinada que fará tudo o que estiver em seu alcance para salvar seu povo e sua irmã de um governo opressor, que nem sequer sabia que estavam vivendo, e um destino de silêncio e escuridão.
"Tem que se casar com alguém que a ame. A ponto de ser capaz de mudar o mundo por sua causa."

A trama de Silêncio nos apresenta um vilarejo no alto de uma montanha, onde todos os habitantes são surdos e convivem numa sociedade dividida em três partes: os trabalhadores da mina, que retiram os minérios da terra para enviar montanha abaixo em troca de alimentos e suprimentos; os serventes, que cuidam da limpeza, do preparo da comida e que mantem todo o local limpo e organizado; e por fim os artistas, que retratam em pinturas a história da comunidade para que tudo o que acontece fique gravado para as gerações futuras terem conhecimento de sua história e do seu passado, os artistas são ensinados pelos anciões e estes são as pessoas mais velhas e sábias do local, e são respeitados por causa disso.

Nossa protagonista Fei, é uma artista, a melhor da sua turma. Fei veio de uma classe inferior e hoje é muito valorizada pelo seu talento. Fei está muito preocupada com sua irmã que está começando a perder sua visão assim como muitos outros moradores do vilarejo, então quando Fei milagrosamente recupera a sua audição ela decide embarcar em uma arriscada aventura ao lado de Li Wei – um antigo amigo de infância que está cansado de viver acomodado e ver as injustiças cometidas contra os mineradores e aqueles que estão perdendo a visão, – numa jornada de descobertas incríveis sobre o que existe abaixo da montanha, quem é o guardião dos cabos, como vivem as pessoas além do vilarejo e tentar conseguir ajuda para que a quantidade de suprimentos enviadas ao seu vilarejo não diminua, antes que a cegueira comece a atingir a todo o seu povo.

Sem dúvida um dos destaques da obra de Richelle Mead é sua percepção dos sentidos e como ela transmite isso ao leitor. A obra não possui muitas falas, afinal as personagens são surdas, mas a partir do momento que Fei recupera a audição somos levados a uma aventura muito singular, através das percepções da protagonista do som, das vibrações ao seu redor – Fei percebe que tudo, qualquer tipo de movimento, produz som e como ele pode ser diferente para cada ação, – e perceber tudo isso junto da protagonista foi incrível, a autora teve uma grande sensibilidade ao retratar estas experiências e sensações através da escrita, uma escrita fluida e que prende o leitor da primeira a última página, pois somos completamente envolvidos pela mitologia e mistérios que envolvem a trama.


Não posso deixar de comentar a riqueza acerca da mitologia que a autora inseriu na obra, embora eu sinta que Richelle poderia ter aprofundado mais este aspecto no livro, tiro meu chapéu a autora que trouxe uma obra que trata da mitologia chinesa de forma diferente e ousada, me deixando encantada durante toda a narrativa, que termina encaixando as peças num desfecho totalmente plausível e verdadeiro. A primeira parte da obra é um pouco mais lenta e descritiva, mas a leitura segue fluida e apesar de deixar pontas soltas no final para uma possível continuação, não vi nenhuma notícia afirmando uma sequência para Silêncio (eu gostaria que tivesse uma continuação sim!), leitura mais que recomendada aos fãs da autora e aqueles que procuram uma obra diferenciada.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes