[Resenha] Enclave by Ann Aguire


“No enclave, apenas as pessoas que sobrevivem até os 15 anos ganham o direito de ter um nome. Nesse mundo subterrâneo, a corajosa Dois faz parte do grupo de Caçadores responsável por garantir a comida e a segurança de todos. Os túneis ao redor estão lotados de Aberrações – criaturas terríveis que devoram tudo que encontram pela frente –, e o mundo na superfície é inabitável. Será? Dois nunca questionou as leis do enclave, mas tudo está prestes a mudar agora que ela conheceu Vago, um Caçador misterioso, indisciplinado e letal. Esse encontro vai alterar o delicado equilíbrio que protege a sobrevivência do enclave, e o mundo que eles conhecem talvez esteja perdido para sempre.”

Gênero: Distopia | 232 Páginas
Autora: Ann Aguire | Skoob
Editora Callis | Classificação: 4 estrelas

Já faz muito tempo que eu queria ler Enclave, mas por alguma razão (e talvez seja porque demorou a ser lançado por aqui) eu protelei a leitura, mas de forma alguma meu interesse pelo livro diminuiu com o tempo, pelo contrário, talvez tenha apreciado mais ainda a obra, afinal as distopias perderam um pouco o espaço e destaque no mercado depois da febre que foi Jogos Vorazes, então foi extremamente gostoso voltar a ler algo do gênero que me trouxe um dejávu do tempo que eu lia distopias uma atrás da outra, e Enclave foi uma agradável surpresa, um livro que recomendo sem medo de errar.


A trama nos apresenta Dois, uma garota forte e determinada que desde pequena almejou tornar-se Caçadora, uma das posições mais prestigiadas do enclave Faculdade - local onde mora. Entre as responsabilidades de um caçador estão as rondas do enclave, para manter a segurança contra as Aberrações (e se preciso lutar contra estas criaturas mutantes que surgiram na terra após uma terrível peste que assolou a todos e hoje alimentam-se de carne humana, destruindo tudo que veem pela frente) e trazer comida através das armadilhas que montam ao redor do enclave, para manter o sustendo da população ali residente.

Nossa protagonista é uma das melhores caçadoras do enclave e também segue as regras impostas pelos Anciões (os mais velhos do enclave – que não necessariamente são muitos anos mais velhos que Dois) piamente e sem questionar, Dois nunca conheceu a superfície, nunca teve muito estudo ou conhecimento, somente sabe aquilo que é passado através dos anciões, e quando ela recebe como parceiro de rondas Vago, o único morador do enclave que não nasceu ali, mas veio da superfície, sua vida começa a mudar, ela se mete em encrencas e recebe missões perigosas e que a levarão a descobrir verdades que os anciões escondem e que ela nunca imaginava ser possível.

Dois e Vago formam uma dupla perfeita e cheia de química, seja para a batalha ou para o romance, e ao mesmo tempo em que somos levados a uma aventura cheia de ação e descobertas, vemos Dois crescendo e amadurecendo, conhecendo um mundo novo, deixando de ser uma pessoa alienada que vive abaixo da terra para desbravar o mundo e provar a sua força e coragem, absorvendo todo o conhecimento que consegue pelo caminho, fazendo novos amigos, conhecendo novos lugares, enfrentando seus medos e muitos desafios pelo caminho.


Enclave me fez mergulhar num mundo feio, devastado, desolador e que dá medo além de ser sufocante, me apresentou a uma protagonista carismática e corajosa, que me encantou e me fez torcer por ela a todo momento para que encontrassem uma saída. Sua leitura é fluida e a narrativa extremamente gostosa de acompanhar, é impossível deixar o livro de lado sem saber o final, que por sinal me surpreendeu e deixou curiosíssima pela continuação. A edição da editora Callis está tão linda também, todos os detalhes foram pensados seja na capa ou na diagramação. Eu recomendo muito a leitura, principalmente para aqueles que estão com saudades de uma boa distopia.

A série


Enclave é o primeiro volume da trilogia Razorland da autora Ann Aguire, composta por Outpost e Horde, ainda sem previsão de lançamento por aqui.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes