[Resenha Dupla] Vivian contra o Apocalipse + Vivian contra a America by Katie Coyle

"Vivian Apple tem 17 anos e mal pode esperar pelo fatídico “Arrebatamento” — ou melhor, mal pode esperar para que ele não aconteça. Seus devotos pais foram escravizados pela Igreja faz tempo demais, e ela está ansiosa para que voltem ao normal. O problema é que, quando Vivian chega em casa no dia seguinte ao suposto Arrebatamento, seus pais sumiram e tudo o que restou foram dois buracos no teto… Vivian está determinada a seguir vivendo normalmente, mas quando começa a suspeitar que seus pais ainda podem estar vivos, ela percebe que precisa descobrir a verdade. Junto com Harp, sua melhor amiga, Peter, um garoto misterioso que tem os olhos mais azuis do mundo e informações sobre o verdadeiro paradeiros dos seguidores da Igreja (ou é o que ele diz), e Edie, uma Crente que foi “deixada para trás”, os quatro embarcam em uma road trip pelos Estados Unidos. Mas, depois de atravessar quilômetros de eventos climáticos bizarros, gangues de Crentes vingativos e um estranho grupo de adolescentes auto-intitulados os “Novos Órfãos”, Viv logo vai perceber que o Arrebatamento foi só o começo. Katie Coyle, vencedora do Young Writers Prize do jornal The Guardian em 2012, imagina uma realidade infelizmente muito próxima da nossa, em que capitalismo, política, entretenimento e religião se combinam para criar uma cultura de intolerância que não acaba com o Arrebatamento. Com reviravoltas surpreendentes, um humor mordaz típico da geração Y e personagens femininas que não devem nada a ícones como Buffy e Rory Gilmore, Vivian contra o apocalipse é uma estreia arrebatadora que vai fazer você questionar até onde iria pela verdade."

Gênero: Jovem Adulto | 288 e 298 Páginas (respectivamente)
Autora: Katie Coyle | Skoob
Editora AgirNow | Compare & Compre
Classificação: 4,5 estrelas

Vivian Apple era uma garota comum, que fazia de tudo para ser um exemplo de filha, tirava boas notas, não era uma má pessoa, amava os pais e a vida pacata que tinha. Até que um dia as coisas começam a mudar quando seus pais se convertem para a Igreja Americana e passam a seguir piamente o que o Livro de Frick prega, acreditando que o fim do mundo está próximo e o arrebatamento prestes a acontecer e quem não converter-se e adotar os preceitos deste livro e do que a Igreja prega será deixado para trás para o sofrimento eterno.

E neste cenário vamos aos poucos conhecendo Vivian e Harp, sua amiga, que também não acredita que o fim realmente está próximo. No dia do arrebatamento elas ficam juntas numa festa de arrasar e quando Vivian volta para casa percebe que seus pais sumiram deixando apenas dois buracos no teto do quarto, é então que ela começa a questionar se realmente o que o Livro de Frick prega é verdadeiro e começa a investigar o sumiço dos pais, pois se não for verdade tem que haver uma explicação plausível para a situação.



Então junto de Harp, e mais dois amigos que encontram pelo caminho (Peter entre eles), embarcam em uma aventura bem ao estilo road trip viajando pelo país em busca da verdade sobre suas famílias, sobre a Igreja Americana e o pastor Beaton Frick.
O apocalipse foi só o começo.

A narrativa da autora Katie Coyle é leve e fluida, além de gostosa de se ler. A autora foi vencedora do prêmio Young Writers Prize do jornal The Guardian em 2012 e, em minha opinião, com mérito, pois além da narrativa envolvente, da protagonista forte e que ao longo das páginas dos dois livros cresce, desenvolve-se e amadurece, trás uma grande crítica a sociedade, ao fanatismo religioso, ao capitalismo, a intolerância tão comum no nosso dia-a-dia, a violência contra aqueles que são diferentes de nós ou daquilo a que estamos acostumados, a homofobia e ao racismo, além da gravidez na adolescência, uso de drogas e entorpecentes... Todos estes temas ligando-se um ao outro numa trama religiosa e política, que nos faz questionar o valor das coisas realmente importantes em nossas vidas e refletir sobre como a nossa sociedade se encontra e encara estes problemas tornando-os banais, quando não são.

O livro é um jovem adulto que recomendo muito, pois trás aventura, romance e reflexão, ele é bem diferente daquilo que estamos acostumados a ler, e por isso tão especial e merecedor dos elogios que tem recebido. E dição está linda e impecável, vale a pena a leitura.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário

  1. Oi, May!
    Fiquei super curiosa pelo livro! Já até adicionei na lista de desejados da Amazon!
    Se tem uma coisa que eu gosto nessa vida é de uma protagonista forte. Claro que essa pegada apocalíptica também é um diferencial maravilhoso! Eu adoro um zumbis, tem zumbi nessas histórias?

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes