[Resenha] Rainha das Sombras – Sarah J. Maas



"Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado. A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada."

Gênero: Fantasia Épica | 644 páginas
Autora: Sarah J. Maas | Skoob
Editora Galera Record | Compare & Compre
Classificação: 5 estrelas + favorito

Rainha das Sombras foi uma leitura eletrizante, tão frenética que nem percebi suas quase 700 páginas passarem e ao chegar ao final eu ainda queria mais. Sarah J. Maas mais uma vez arrebatou-me para dentro do universo que criou no quarto volume da saga de Celaena Sardothien, agora Aelin Ashryver Gathynius, que veio para dar um novo e espetacular caminho a jornada de nossa protagonista e heroína, herdeira do fogo, amada de Mala, Portadora da Luz e rainha de Terrasen.

Neste volume são tantos arcos que a autora desenvolve, finaliza e dá início que nem sei por onde começar. Caminhos vão surgindo a medida em que vamos desvendando os mistérios do Reino de Erilea e descobrindo como nossa heroína fará para salvar seu amigo e príncipe Dorian, como resolverá sua situação delicada com Chaol e, por fim, derrotará o tirano e temido Rei de Adarlan. Neste volume as novas personagens apresentadas no livro três vão crescendo e se desenvolvendo de forma ímpar, revelando seu passado, sua origem e sua missão dentro da trama nos prendendo e deixando embasbacados e fascinados com a forma como a autora conduz nesta aventura eletrizante, cheia de surpresas e reviravoltas.

Ainda falando sobre as personagens é impossível não nos apegamos a elas e torcer para um desfecho bom para todos, mesmo sabendo que em meio a iminente guerra não é possível todos saírem ilesos, o que nos deixa mais alucinados durante a leitura, doidos pela continuação quando chegamos ao fim e com o coração na mão com medo do que pode vir a acontecer. Sarah criou um universo único, encantador e arrebatador, e mais, desenvolveu personagens tão críveis, verdadeiras, fortes e únicas, principalmente as femininas, que é impossível não adorar a cada uma delas.

Não posso deixar de destacar a personagem Manon Bico Negro, Líder Alada, herdeira do clã das Bruxas Bico Negro que me conquistou grandemente neste volume, com sua personalidade forte ela é uma grande guerreira, temida, poderosa, corajosa e honrada. Forjada para liderar e matar, para não ter sentimentos que não sejam ódio e sede de sangue e morte, aos poucos e sem querer ela deixa despertar dentro de si sentimentos inadmissíveis e repudiados por seu povo e, principalmente, por sua avó e Matriarca das Bico Negro. Pouco a pouco Manon e as Treze vão descobrindo o que acontece nas profundezas de Morath, fortaleza liderada por lorde Perrington (personagem que apareceu pela primeira vez lá em Trono de Vidro, primeiro livro da série) sob ordens do Rei de Adarlan, e as terríveis criaturas a que estão dando vida, tramoias as quais sua Matriarca aprova e as faz obedecer sem questionar, até que um dia elas questionam.

Outra personagem que preciso comentar e que ganhou grande destaque e tocou profundamente meu coração foi a bruxa Asterin, a segunda na hierarquia das Bico Negro, pois mostrou-se uma personagem rebelde ao extremo, questionando e indo contra as ordens de sua líder Manon, muitas vezes nos fazendo ter raiva por suas atitudes que a colocam em risco assim como seu clã, porém quando Asterin por fim confia a Manon seu maior e mais terrível segredo temos vontade de colocá-la no colo e embala-la, pois não toca somente a nós leitores mas a sua líder também, mais uma vez fazendo Manon questionar o certo e o errado e começar a agir de acordo com seu coração.


E o que falar do final? Eu tinha minhas teorias sobre o rumo que a autora criaria, entretanto a cartada final dada por Sarah foi diferente do que esperava, surpreendente e mais uma vez nos faz questionar tudo aquilo que tínhamos como certo, apresentando um personagem mais vil e cruel ainda do que imaginávamos e que dará muito trabalho nos próximos volumes.

Durante toda a leitura fiquei com o coração na mão, sofri pelas personagens enquanto não sabia como a autora resolvia sua situação, e agora que sabemos que a guerra apenas começou e está cada vez mais próxima do seu auge encontro-me com o coração apertado, ansioso pelos próximos volumes, pois preciso desesperadamente saber o que acontece em seguida, como enfim estas personagens poderão encontrar paz e viver sem que uma guerra esteja batendo à sua porta, mas estou extremamente satisfeita com os rumos que a saga tem tomado. Para a sequência eu espero mais reviravoltas e surpresas, muito romance, e reencontrar estas personagens fortes e destemidas, principalmente as femininas, que tem um lugar todo especial no meu coração, além de finalmente conferir o desenvolvimento desta guerra, pois as forças de Morath, embora debilitadas, voltarão com força total, e mais letais do que nunca.

Se eu recomendo? Precisa perguntar? Gente, se você ianda não conhece esta série fica meu apelo sincero e de todo o coração, vale a pena a leitura, pois acada volume a história vai ficando melhor e mais surpreendente.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário

  1. AH, O FINAL! Aelin finalmente está em casa! Com. O. Rowan. Gente, se nesse quinto volume não rolar um amorzinho entre os dois, eu me jogo na parede!
    Esse volume foi perfeito, não? Aelin resolvendo toda a sua vida, batendo em um monte de bostinhas, REENCONTRANDO-SE com o Aedion-amor.
    As personagens femininas são um diferencial enorme na obra de Sarah. Eu estou até escrevendo um artigo acadêmico a respeito disso!
    São tantas coisas terríveis e maravilhosas que aconteceram. E eu só posso imaginar o que Empire of Storms nos reserva. Obviamente eu o lerei em setembro, porque não dá pra aguentar até ano que vem.

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes