[Resenha] Todos os nossos Ontens by Cristin Terrill

"O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo?
Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse?
Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem?
Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo..."

Gênero: Ficção Científica e Distopia | 352 Páginas
Editora Novo Conceito | Compare & Compre
Classificação: 5 Estrelas

O que você faria se tivesse o poder de mudar o passado? Se de alguma forma houvesse uma maneira de viajar no tempo e você pudesse mudar fatos que já aconteceram? Você salvaria a humanidade de desastres naturais que devastaram e mataram milhares de pessoas? Você impediria uma guerra? Você salvaria alguém que ama e perdeu precocemente? Ou ainda, você usaria este poder para obter mais poder ainda? Para, ao invés de acabar com as guerras e desastres utilizar deste 'benefício' para acabar com seus inimigos ou quem ousar ficar em seu caminho, causando mais mortes ainda?

"Mas a beleza da nossa democracia é que ela sempre evolui, e nada que esteja quebrado é impossível de consertar se seguirmos com coragem e integridade."

Em Todos os Nossos Ontens o homem finalmente conseguiu desvendar os mistérios do tempo e desenvolveu uma máquina capaz de nos fazer viajar através dele e modificar o passado, esta máquina chama-se Cassandra, e ela foi criada, em um primeiro momento, para fazer o bem, para modificar o nosso passado com a intenção de melhorar o presente, porém brincar com o tempo nunca é uma tarefa fácil e mesmo depois de desenvolver uma máquina tão poderosa existem riscos e perigos, afinal uma vez que se modifica o passado não sabemos como este ato impactará em nosso presente e futuro. 

E neste cenário conhecemos Em, uma garota prisioneira de uma unidade militar que controla Cassandra, pois detém informações privilegiadas, mas que não pode contar a ninguém. Ela e um amigo seu tem uma missão importante e juntos tentarão achar um jeito de fugir de suas prisões e mudar o seu destino.

Por outro lado conhecemos Marina, uma garota rica e mimada que está apaixonada pelo melhor amigo e que vê sua vida mudar de cabeça para baixo quando em um jantar de gala o irmão deste amigo é baleado e sua vida torna-se uma tremenda confusão.

Fonte: Blog Dear Maidy

O livro desenvolve-se através do ponto de vista destas duas personagens, cada uma em seu tempo, e aos poucos suas histórias vão se entrelaçando e nos envolvelvendo de uma forma que é impossível parar de ler, pois nossas protagonistas estão correndo contra o tempo, literalmente, para sobreviver tornando impossível para nós leitores desgrudar do livro sem saber o que irá aocntecer em seguida.

Outro ponto que é crucial para o desenvolvimento da história é o poder que Cassandra dá a seu criador, todos conhecemos aquele velho ditado de que o poder modifica as pessoas e tabém atrai pessoas más para perto, e se não soubermos lidar com o poder que temos ou não tivermos bem centrados naquilo em que acreditamos e bem definidos o que é certo e errado, uma máquina como Cassandra pode atrair grandes problemas ou ainda trazer a tona o pior que existe dentro de nós, afinal com grandes poderes vem grandes responsabilidades, mas nem todos conseguem administrar o poder que tem não é verdade?

"_ Cabe a nós reconstruir nosso governo e a promessa da nossa democracia."

Não posso deixar de comentar ainda sobre o excelente trabalho da autora em desenvolver a personalidade das personagens, dividindo até mesmo a nossa opinião sobre os mesmos e o que queremos que aconteça. Ela retrata de forma singela e tocante como a personalidade humana é complexa, como o homem possui duas naturezas dentro de si: uma boa e outra má, e como as circunstâncias da vida nos moldam e modificam para pender ora para um lado ora para outro, e ainda, como a linha que separa estes dois lados é tênue e frágil.

Cristin Terril desenvolveu uma história que mistura ficção científica com distopia de uma forma eletrizante e com uma narrativa leve e cativante. O fator utilizado de intercalar os pontos de vista de Em e Marina torna a história ainda mais ágil e prende ainda mais o leitor. Eu não sabia muito sobre o enrredo, por isso não entrei muito nos pormenores, sabia apenas que era sobre viagem no tempo e descobrir tudo ao longo da leitura foi extremamente gostoso e me fez aproveitar ainda mais o livro. Eu recomento muito a leitura, pois ela é bem diferente e tudo o que já li, a temática sobre viagem no tempo não é tão comum e este livro é uma boa opção para quem busca uma história diferente, surpreendente e cativante.

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes