[Resenha] Como Eu Era Antes de Você by Jojo Moyes

"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado."

Gênero: Jovem Adulto | 320 páginas
Autora: Jojo Moyes | Skoob
Editora Intrínseca | Compare & Compre
Classificação: 5 estrelas + favorito

No final do ano de 2015 eu decidi que não podia mais ficar alheia aos livros da Jojo Moyes e que em 2016 uma das minhas metas a cumprir seria ler um livro da autora. Aí começou aquele burburinho gostoso com o anúncio da continuação da história, Depois de Você, e ao mesmo tempo com as primeiras imagens do filme que também será lançado em 2016 e, apesar dos spoilers que inevitavelmente peguei, eu decidi: esperar para quê? Foi numa tarde na casa da minha avó que decidi começar a leitura de Como Eu Era Antes de Você, e nesta mesma tarde eu terminei esta história linda e triste e fechei minhas leituras de 2015 com chave de ouro, bora conferir o que achei?

Eu comentei na fanpage do blog que sempre reluto em ler livros com uma carga de drama, que tragam fortes emoções e situações dificultosas da vida, eu fujo e não tenho vergonha de admitir que livros assim me dão medo, medo de me tocarem profundamente e me deixar sem chão ou ainda de não gostar da história, como já aconteceu inúmeras vezes. Mas vez ou outra algum autor ultrapassa essa barreira que eu mesma criei e me toca, me envolve e me proporciona uma experiência de leitura sem igual. 

Comecei a leitura sem muita expectativa, apesar dos spoilers, e quando vi estava apaixonada pela história de Will e Lou, aos pouquinhos os dois conquistaram meu coração e me tocaram profundamente me fazendo sentir amor e ódio na mesma medida, me fazendo questionar o certo e o errado e o que eu mesma faria no lugar deles, resposta que ainda não sei dar.

Fonte da Imagem: Blog Refúgio

Lou é uma garota acomodada em todos os aspectos de sua vida, seja no trabalho, na condição e organização de sua família ou com seu namoro de quase sete anos. Ela trabalha em um café e está satisfeita com a forma que leva a vida, porém a vida é cheia de surpresas e quando o café em que trabalha e de onde vem o maior sustento de sua família fecha ela se vê sem muitas opções, afinal acomodada como estava nunca preocupou-se com sua qualificação profissional, até que surge uma vaga de cuidadora de um paciente tetraplégico durante seis meses e ela acaba aceitando.

Will sempre foi ativo, um cara dos negócios e bem sucedido que amava viver, viajar e aproveitar a vida em altas aventuras, até que um dia quando pegava um táxi foi atingido por uma moto tornando-se vítima deste grave acidente que o deixou tetraplégico. Desde então ele tornou-se um homem amargurado e irritado e que não tem mais o desejo de viver.

E é assim que Will e Lou se conhecem, duas pessoas completamente diferentes, de mundos diferentes, que tiveram suas vidas mudadas quando menos esperavam. Duas personagens complexas e distintas que no decorrer do dia a dia começam a se conhecer e a criar um laço de amizade, e depois amor, muito especial. Lou sai de sua zona de conforto e muda a sua vida, a forma como pensa, começa a se autoconhecer e questionar se realmente está satisfeita com a vida que leva. enquanto Will, que desistiu de viver, também aprende valores com Lou. Duas personagens que se transformam, que crescem e aprendem ao longo das páginas, que nos fazem pensar e crescer também, duas personagens que marcam profundamente nosso coração e nos fazem questionar a forma como vemos o mundo.

Eu amei Como eu Era antes de Você, pois de forma tão singela ele nos mostra o quanto a vida é frágil, em um momento podemos estar bem e em um segundo tudo pode mudar. Jojo Moyes escreve deliciosamente, em uma narrativa fluida e marcante, nos leva a sentir várias emoções ao longo da leitura e me deixou de coração na mão sem saber o que pensar ou como lidar com tudo o que li, com certeza é uma leitura que levarei para a vida e que recomendo muito a todos.

Outro ponto alto do livro são as reflexões que inevitavelmente passamos a fazer durante a leitura sobre o valor que damos as coisas, a nossa família, como lidamos com nossos conflitos e ambições, como um amor pode mudar a vida de uma pessoa e ao mesmo tempo não mudar o destino que porventura a pessoa escolheu para si. Mostra também que através do amor podemos superar, mudar, encontrar a felicidade onde nem imaginamos e que o amor vai além de qualquer barreira.

Vale a pena a leitura e não vejo a hora de ter Depois de Você em mãos.

EXTRA



No dia 03 de março de 2016 chega aos cinemas a adaptação cinematográfica da obra, sendo que a protagonista Lou será interpretada por Emilia Clarke, a Daenerys da série Game of Thrones, e o roteiro teve participação ativa da autora, logo podemos esperar uma adaptação que nos fará chorar muito no cinema. 

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes