[Resenha] Just Listen by Sarah Dessen






"Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer."

Gênero: YA | 308 Páginas
Autora: Sarah Dessen | Skoob
Editora Farol | Compare & Compre
Classificação: 5 estrelas + favorito


Annabel é uma garota de sorte. Ela tem tudo o que uma menina na sua idade almeja ter, é super popular no colégio, já ingressou na carreira como modelo, logo é uma garota de aparência bonita, e está sempre rodeada de amigos, mas será que toda esta aparente felicidade e perfeição é, de fato, verdadeira? Lembrem-se: as aparências podem enganar, e muito.

Quando tinha 12 anos Annabel era a melhor amiga de Clarke e quando Sophie se mudou para a cidade em que vivem a vida de Annabel tomou um rumo inesperado e deu uma tremenda reviravolta. Da garota tímida, amiga de Clarke, e que vivia escondida ela tornou-se popular na escola, mas sempre a sombra de Sophie, e passou a viver rodeada de amigos. E durante anos, Sophie e Annabel, foram melhores amigas e inseparáveis até que em uma festa Annabel foi pega no flagra traindo a melhor amiga com o namorado dela e é então que a vida de Annabel muda drasticamente mais uma vez.

Annabel é o tipo de menina que tem medo de encarar conflitos, e faz de tudo para evita-los, mesmo que para isso ela precise fingir e mentir para todos ao seu redor, e, desde o que aconteceu nas férias naquela infeliz festa, Annabel evita a todo custo demonstrar seus sentimentos e encarar o que realmente aconteceu, mas as férias de verão chegaram ao fim e está na hora de voltar para a escola e encarar Sophie, sua ex melhor amiga.

O ensino médio nem sempre é fácil, e muitas vezes é extremamente difícil, imaginem para Annabel que foi taxada de ‘vadia’ por todos do seu grupo de amigos, amigos estes que nem sequer sabem o que aconteceu ou deram a chance dela defender-se ou explicar-se. Deste modo Annabel se isola de todos, e é quando conhece Owen, o último garoto com quem ela imaginou conversar ou criar um laço de amizade, que ela começa a abrir-se e entender o verdadeiro significado de laços de amor e amizade.

Owen é o garoto problemático que se meteu em uma briga, foi preso e acabou tendo que passar pelo programa de controle de raiva, onde aprendeu a controlar-se e conheceu melhor a si mesmo. Nele Annabel encontra um verdadeiro amigo, ele é querido, atenciosos, fofo, verdadeiro e encanta qualquer leitor com sua sinceridade, ele é quem ajuda nossa protagonista a enfrentar seus medos e os conflitos dos quais ela tanto foge.

Annabel tem duas irmãs, Kirsten, que é a mais velha, é uma garota que não mede o que fala e que não foge dos seus confrontos, muita das vezes é quem causa a maioria deles; Whitney, a do meio, possui uma fúria silenciosa, ela também é modelo e sofre de distúrbios alimentares, doença que é piamente ignorada pela família que mantém aquela imagem de ‘perfeição’ a todo custo; a mãe, uma mulher que já sofreu de depressão fez do seu objetivo de vida a carreira de modelo das suas filhas, mesmo que não seja isso que elas queiram para si; o pai é quem tenta manter a aparente ordem na família e Annabel, como já falamos por aqui, é a garota que foge dos conflitos, guarda tudo dentro de si e evita ao máximo dar aborrecimentos para a mãe por medo que ela possa ter uma recaída e entrar em depressão novamente.

E no meio desta família ‘perfeita’, mas cheia de problemas, conhecemos toda a história de Annabel e aos poucos vamos entendendo sua personalidade e o que realmente aconteceu naquela noite. Ao lado de Owen Annabel se redescobre aos poucos vai tomando coragem para falar e nós precisamos apenas ouvir.



Com uma narrativa fluida e cativante me vi torcendo pela Annabel e Owen para que cada um deles tivesse o seu final feliz e que pudessem abrir seus corações e colocar para fora tudo aquilo que lhes faz mal. E tudo nos levou a um final tão simples, bonito, romântico e verdadeiro, que deixa aquela sensação de ‘foi o que deveria ter sido’, além disso deixou um sorriso em meu rosto e a certeza de que as personagens que conquistaram o meu coração ficariam bem.

Em Just Listen somos arrebatados para uma história que traz temáticas polêmicas, mas que ao mesmo tempo são tão comuns na sociedade em que vivemos, e de forma simples vai nos envolvendo em uma leitura reflexiva e emocionante que nos faz pensar e ensina como é importante a verdadeira amizade, como é bom poder desabafar nos momentos difíceis e que, por pior que sejam, sempre devemos encarar nossos medos e problemas. 

Beijos,
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário



@Instagram - mayeosvicios

Posts recentes